Marco Arroyo
Marco Arroyo (1958), natural de Talcahuano, Chile, é cidadão brasileiro naturalizado. Formado em Teologia e Pedagogia, com pós-graduação em Ciências Sociais e Religião pela UMESP. É professor de sociologia e consultor de planejamento estratégico. Livros publicados: A Caminho do império do Sol – Um diário de aventuras e reflexões; O dia que os patos marcharam contra o sapo; Projetos sociais - Elaborar e gerenciar; Poetizando o cotidiano; Memórias fugazes de uma ditadura militar; e, Cristãos pelo socialismo no governo de Salvador Allende - Chile 1970 a 1973.
A Caminho do Império do Sol
- um diário de aventura e reflexões -
Maio 2021
Quem espera encontrar neste livro de Marco Arroyo um simples roteiro de viagens será surpreendido. Sabemos da mística que envolve Machu Picchu, mas o que nos revela Marco está além dessa mágica que esperamos. Em detalhes, acompanhamos a descrição do caminho percorrido, quando aprendemos dados históricos, não de uma forma acadêmica, mas apresentados com o respeito de quem se entrega com amor ao aprendizado da história e cultura dos povos. Os lugares sagrados são pisados com reverência e sentidas as vibrações da ancestralidade. Com a suavidade do poeta que Marco é, os mistérios são transpassados e degustados com o deleite de um sábio. A aventura não se limita, estende-se a encontros inusitados e reflexões dignas de repensarmos a vida. Aproveitem a viagem e preparem-se para conhecer o que pode causar a leitura deste riquíssimo trajeto A CAMINHO DO IMPÉRIO DO SOL! Capa foto Marco Arroyo, prefácio de Marly de Souza
POETIZANDO O COTIDIANO
abril 2022
Muitos questionam a importância do poeta. Na antiguidade grega eram vistos como profetas, sábios, mensageiros dos deuses. Alguns até narraram a história do seu tempo através dos poemas. Estamos muito longe disso? Atentos a tudo à sua volta, são os primeiros a sentir a dor e a alegria; a registrar as injustiças e a pobreza de espírito, mas também a beleza e a calmaria. O versátil e intenso escritor de A Caminho do Império do Sol - Um diário de aventuras e reflexões nos privilegia agora com o que há de mais belo na sua alma inquieta de poeta. Neste Poetizando o cotidiano encontramos mensagens de amor, reflexões, perplexidade. A visão certeira e generosa nos alerta das disparidades sociais e o que gera a falta do bem. O poeta Marco Arroyo observa tudo com respeitoso sentimento, repensa a vida em cada olhar atento e nos devolve em poesia o retrato do cotidiano.
ESTÓRIAS DO COTIDIANO
julho 2023
Estórias do Cotidiano traz mensagens subliminares, nas entrelinhas. Assim, percebemos a riqueza dos pensamentos nesta nova obra de Marco Arroyo. São registros das muitas vivências na observação e respeito pelas pessoas que conheceu. Não há o que escape do seu olhar, sempre buscando sentido para os fatos, e a mesma importância que dá à sua vida, dá também ao seu semelhante, que o leva à inspiração. Estas estórias nos remetem aos questionamentos e à conclusão de que tudo vale a pena, desde o adolescente que assistiu à ditadura no seu país até os ensinamentos recebidos na infância e os amigos que acompanhou. Não há lição de moral ou moral da história, não há conclusão ou síntese possível; há, sim, narrativas do cotidiano para serem sentidas, degustadas no tempero e calor do relato que evoca emoções e atiça as reflexões. Marco Arroyo inova sempre: na poesia, nos projetos sociais e agora nos surpreende com sua sensibilidade e militância constantes através destas valiosas Estórias do Cotidiano.